faixa_site_interna

INÍCIO | PROGRAMAÇÃO | INSCRIÇÕES | TEMAS LIVRES | LOCAL DO EVENTO

Mensagem do Presidente

O Clínico continua sendo um referencial que pode resolver em torno de 70% dos casos, sem a necessidade de encaminhar o paciente a um especialista. Além disso, ele também pode efetuar um pré-diagnóstico muito mais criterioso, possibilitando um melhor encaminhamento ao especialista.

Por isso, engana-se quem entende a tecnologia como o único pilar da medicina contemporânea.

A ela, deve ser associada uma visão humanista do paciente, considerando-o como sr humano integral, suas emoções, suas dores, ou seus simples desconfortos, permitindo diagnósticos que as máquinas, por sua natural insensibilidade, são incapazes de fazer. Também é certo que a relação pessoal e a confiança estabelecida interferem formalmente na recuperação do paciente.

A Clínica Médica, também denominada por muitos como medicina interna, é a mais antiga das especialidades, onde a arte e a ciência se unem em prol de um diagnóstico preciso alicerçado na história e no exame físico.

Com uma programação científica que prioriza as Urgências e Emergências, desejamos que todos aproveitem muito esta oportunidade de atualização e troca de experiências do X Congresso de Clínica Médica do Estado do Rio de Janeiro e II Simpósio Nacional de Medicina de Urgência e Emergência.

José Galvão-Alves
Presidente da SBCM-RJ

Luiz José de Souza
Presidente do X Congresso de Clínica Médica do Estado do RJ